Eventos








Sobre


Em 4 de dezembro, Itatiba será palco do FESTI, Festival Tecnológico Itatiba, que proporcionará a oportunidade de conhecer projetos educacionais com o uso de tecnologia. Teremos projetos desenvolvidos por alunos do Letramento em Programação, os quais serão apresentados no Tech Oscar, a feira de projetos de engenharia, apresentada por estudantes da USF, além da mostra interativa do Festival de Invenção e Criatividade (FIC).

Neste dia também serão oferecidas oficinas e palestras relacionadas ao uso da tecnologia na educação, como forma de tornar o aprendizado mais significativo. É o primeiro ano desta ação, que conta com a parceria da Prefeitura de Itatiba, Universidade São Francisco, Instituto Ayrton Senna e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.


Programação


FESTI - Programação Geral (04/12)
Horário Atividade
08h00-08h30 Credenciamento (manhã)
08h00-12h00 Mostra de projetos FIC
09h30-10h30 Abertura do FESTI

Palestra de abertura: José Armando Valente (Unicamp).
10h30-12h00 Mesa redonda: tecnologias digitais e Educação

Convidados: Adeilsa Ferreira (Prefeitura de Caruaru-PE), Leila Ribeiro (Sociedade Brasileira de Computação/ UFRGS), Marcos Borges (Unicamp), Verônica Gomes (Prefeitura de São Bernardo do Campo), José Batista de Carvalho Filho (Diretor Executivo da FUMEC - Prefeitura de Campinas).
10h30-12h30 Oficinas – rodada 1
14h00-16h00 Oficinas – rodada 2
16h00-18h30 Mostra de projetos Tech Oscar
20h00-21h30 Mostra de projetos USF


Oficinas
Horário Nome
10h30-12h30 Computação Criativa
MicroBits
CodeScape
Introdução a Aprendizagem Criativa
Guimo
Ecobrinquedoteca
Experimentação livre de jogos
14h00-16h00 Computação Criativa
MicroBits
CodeScape
Introdução a Aprendizagem Criativa
Guimo
Ecobrinquedoteca
Experimentação livre de jogos

FIC - Festival de Invenção e Criatividade


Logo da FIC - Festival de Invenção e Criatividade

O Festival de Invenção e Criatividade de Itatiba é uma grande celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. Nele, crianças, jovens, seus familiares e educadores terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída.

O Festival tem como objetivos divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país. Propicia o contato com ferramentas e práticas de aprendizagem criativa e a oportunidade de se conectar com outras pessoas que compartilhem o mesmo interesse: uma educação que seja mais mão na massa, colaborativa, centrada nos interesses dos estudantes, e aberta para a experimentação lúdica.

Tem um trabalho interessante na sua escola que gostaria de compartilhar com este público? Venha expor na nossa Mostra Interativa!

Como Expor na Mostra Interativa
A Mostra Interativa será um espaço dedicado à apresentação de materiais e atividades que possam ser experimentados de forma ativa pelos participantes. Teremos um ambiente dinâmico no qual os visitantes poderão circular livremente, conhecendo os projetos expostos pelos diferentes grupos selecionados.

Se você deseja apresentar materiais e atividades na mostra interativa do 1° Festival de Invenção e Criatividade de Itatiba, submeta sua proposta utilizando o formulário de inscrição.

A Mostra Interativa ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 9:30 às 12:30.

Caso tenha alguma dúvida sobre como participar, entre em contato através do e-mail: fic@aprendizagemcriativacampinas.org.

As submissões de trabalhos já estão abertas! Corra que ainda dá tempo, submeta seu trabalho ainda hoje!

Organização: Parceiro: Logo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa Logo da Fundação Lemann


Submissão de Trabalhos

Tech Oscar


Logo do Tech Oscar

O Tech Oscar é uma iniciativa da parceria entre Instituto Ayrton Senna, Secretarias Municipais de Educação de Itatiba, Morungaba e Vinhedo, Hortolândia , Sumaré e Universidade São Francisco, com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado pelos jovens através da apresentação dos projetos construídos ao longo das atividades do Letramento em Programação.

Mostra de Projetos das Engenharias - USF


Logo da USF
Exposição e Feira de Projetos

A Mostra de Projetos das Engenharias é o evento que os alunos apresentam os projetos desenvolvidos numa temática que contemple os assuntos tratados nas disciplinas vistas ao longo do curso, permitindo assim ao aluno exercer trabalho em equipe, aplicação do conhecimento adquirido em sala, aproximando teoria e prática através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem